top of page
  • Foto do escritorJorge Pascale

Como proteger seu gato do barulho dos fogos?

Você não viajou, mas vai àquela festa de Ano Novo, mas seu gatinho vai ficar em casa. Como proteger seu gatinho do barulho dos fogos?

Primeiro vamos conhecer um pouquinho da anatomia da orelha do gato, que possui 32 músculos. Cada orelha age separadamente, por isso permite que o gato dirija cada uma, individualmente, para onde está vindo o som.

Quando localizam um som, eles rapidamente movem as orelhas na direção. E se o som vier de duas direções diferentes cada uma se volta, independentemente, para cada uma delas.

Nós, humanos, não fazemos ideia do quão desagradável e dolorido é o barulho da explosão dos fogos no ouvido de cães e gatos. Eles têm uma capacidade auditiva muito maior do que a nossa.

Enquanto somos capazes de perceber sons na faixa de 10 Hz a 20.000 Hz, os animais conseguem ouvir até 40.000 Hz. Em matéria de ouvir sons agudos os gatos superam os cães.

Por este motivo, os fogos de artifício são um verdadeiro martírio para os pets, e pode funcionar como gatilho para crises de estresse e ansiedade. No desespero, muitos fogem, têm ataques de pânico, convulsionam e até morrem, especialmente aqueles que sofrem de problemas cardíacos ou de insuficiência respiratória.


O BLOGGATO separou algumas dicas para que ele amenizar o sofrimento do seu gatinho (e cachorro também) durante a passagem de Ano Novo.


1. Como ainda faltam alguns dias para o Ano Novo, você pode preparar seu gato para os fogos colocando sons de trovão encontrados na internet. Vá colocando aos poucos, e aumentando o volume, para que ele se habitue e não se assuste.

2. Elimine totalmente as rotas de fuga. Feche janelas, varandas, sacadas. Use redes de proteção firmes e apropriadas para gatos. Quando assustado o animal pode tentar fugir. Não o deixe em locais abertos, ou que possa se sentir inseguro.

3. Mantenha seu gato sempre com placa de identificação, com nome e seu telefone atualizado.

4. Músicas também podem ajudar a acalmar seu gatinho e desviar o foco do barulho dos fogos.

5. Brinque muito com seu gato no dia, deixe-o verdadeiramente cansado.

6. Alimente seu gato antes de sair, e não deixe alimento disponível.

7. Elimine do ambiente qualquer objeto que possa quebrar e machucar seu gatinho.

8. Prepare um espaço que ele possa se esconder durante o barulho. Como tocas ou casinhas. Ou até mesmo uma toca improvisada, feita com cobertor, para que ele possa se esconder.

9. Em casos extremos pode ser recomendado o uso de florais ou mesmo calmantes, consulte o veterinário do seu gato. Medicamentos devem ser usados somente com prescrição do veterinário.

10. Considere não sair de casa. Se seu gato, sofre de problemas de saúde, o estresse e a ansiedade podem agravar esses problemas. Se optar por ficar em casa, no momento dos fogos o ideal é brincar muito com ele e tentar distraí-lo.


E você? Tem alguma dica do que fazer para amenizar o barulho dos fogos para os pets?







357 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page